Atendimento (81)

3423.3839 / 3423.2930

 
 
Você pode efetuar um depósito ou doar
alimentos, roupas, livros, produtos de higiene e brinquedos.

Notícias em Destaque

Últimas notícias
publicado em 19/03/2014 às 11:29.

13º Fórum da Juventude reúne adolescentes e jovens para elaboração de políticas públicas
O impacto ambiental das grandes obras em Pernambuco e a violência contra a juventude negra no estado marcam o 13º Fórum da Juventude, realizado pela Casa de Passagem e pelo Movimento Integrado de Prof

O impacto ambiental das grandes obras em Pernambuco e a violência contra a juventude negra no estado marcam o 13º Fórum da Juventude, realizado pela Casa de Passagem e pelo Movimento Integrado de Profissionais de Saúde (MIP), que vai reunir centenas de adolescentes e jovens, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), para debater políticas públicas no próximo sábado (05). Com o tema “Diga não ao racismo e às violações ambientais”, o Fórum é um espaço de diálogo que conta com a participação de representantes de Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Camaragibe e Moreno. No local, também serão realizadas apresentações de teatro, dança afro, jogral, free steprap e palestras com membros da sociedade civil.



A proposta do evento é formular a Carta da Juventude, um documento com políticas públicas na área do racismo ambiental, que se refere a injustiças socioambientais que prejudicam populações mais vulneráveis. A Carta será entregue ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em uma grande caminhada a ser realizada pelo centro do Recife até o Palácio do Governo, no final do mês. Além de valorizar o protagonismo dos jovens, que participam ativamente de todo o evento, este espaço dá prioridade à formulação de políticas para a melhoria das suas comunidades.



A preparação para o Fórum foi realizada ao longo do ano através de Minifóruns realizados nas comunidades de Bultrins, Tabatinga, Arthur Lundgreen II, Bonança, Planeta dos Macacos, Dois Unidos, Mangueira, São José do Coque, Alto da Bondade, Nova Descoberta, Chão de Estrelas e Chico Mendes. Os adolescentes e jovens desses locais se reuniram para debater sobre discriminação racial, homofobia, preservação ambiental, favela e bullying, trabalhando a temática de acordo com a sua realidade. Este ano o Fórum da Juventude conta com o apoio da Uniao Europeia, Misereor, Petrobras, Cese, Canal Futura, UNICAP, Refrigerantes Schincariol, MCL Brindes, Itamaracá Transportes, Metropolitana Pernambuco, Empresa de Ônibus Caxangá, Amidogibe, Pipocas Bokus, Polpas Flesh Fruit e Secretaria de Assistência Social de Moreno.


 


Contexto Social da Juventude Negra



Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), as maiores vítimas da violência urbana, alvos principais dos homicídios e dos excessos cometidos por policiais, são os jovens negros. Eles figuram no topo do ranking daqueles que enfrentam o desemprego ou recebem os salários mais baixos; dos que têm um menor acesso à alfabetização e, conseqüentemente, possuem uma grande defasagem escolar e abandonam os estudos mais cedo. De acordo com dados recentes, o país conta com cerca de 11,5 milhões de jovens negros, com idade entre 18 a 24 anos, o que representa 6,6% da população brasileira. A taxa de analfabeismo, de 5,8%, é três vezes maior do que a dos jovens brancos (1,9%) – enquanto estes estudam, em média, 9,4 anos, os jovens negros estudam cerca de 7,5 anos. E as desigualdades vão se acirrando à medida que aumentam os níveis educacionais.


Serviço: 13º Fórum da Juventude
Local: Universidade Católica de Pernambuco – Bloco G – Auditório G2
Endereço: Rua do Príncipe, 643 – Boa Vista – Recife/PE


Horário: 8h - 16h30




Casa de Passagem Ana Vasconcelos

Voltar

Sobre nós


A Casa de Passagem Ana Vasconcelos é uma associação civil do nordeste brasileiro, sem fins lucrativos, de utilidade pública federal, estadual e municipal, que se baseia em princípios ético-morais de valorização da pessoa humana e na defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de pobreza do Estado de Pernambuco, fundamentados no pensamento sistêmico. Trata-se de uma organização não governamental reconhecida nacional e internacionalmente pelo trabalho que desenvolve na Região Metropolitana do Recife, junto às comunidades em situação de risco social.

Facebook

Curta nossa Fanpage

Álbum de Fotos

Confira nossas fotos
Copyright © - Casa De Passagem - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido: